Na minha opinião, sim. Não sou a favor da reprovação, pois acredito que as crianças sempre aprendem alguma coisa em algum momento, então, é injusto fazer com que o aluno recomece uma série desde o princípio e desconsiderar o que este aluno já aprendeu, porém também é injusto fazer com que este aluno continue "passando de ano" sem sanar os seus problemas de aprendizagem.
A reprovação não faz com que o aluno aprenda porque ele continuará com as mesmas dificuldades que tinha quando cursou a série pela primeira vez, mas a Progressão Continuada por si só também não fará o aluno aprender. É necessário então, que haja compromisso com a aprendizagem e que os profissionais da educação retirem do pensamento o conhecimento seriado, fragmentado, repartido e desprovido de sentido. A aprendizagem deve ser pensada como um processo contínuo que não é estabelecida pelas séries em que os alunos se esncontram.
Sou a favor da Progressão Continuada desde que ela não seja encarada como promoção automática, que seja eliminado das escolas o sistema de séries e que haja uma preocupação, ou melhor, um compromisso com a avaliação, que deve ser processual e diagnóstica e estar presente em todos os momentos do trabalho pedagógico, porém não como ferramenta de punição, mas como aliada do processo de ensino - aprendizagem.
A reprovação não faz com que o aluno aprenda porque ele continuará com as mesmas dificuldades que tinha quando cursou a série pela primeira vez, mas a Progressão Continuada por si só também não fará o aluno aprender. É necessário então, que haja compromisso com a aprendizagem e que os profissionais da educação retirem do pensamento o conhecimento seriado, fragmentado, repartido e desprovido de sentido. A aprendizagem deve ser pensada como um processo contínuo que não é estabelecida pelas séries em que os alunos se esncontram.
Sou a favor da Progressão Continuada desde que ela não seja encarada como promoção automática, que seja eliminado das escolas o sistema de séries e que haja uma preocupação, ou melhor, um compromisso com a avaliação, que deve ser processual e diagnóstica e estar presente em todos os momentos do trabalho pedagógico, porém não como ferramenta de punição, mas como aliada do processo de ensino - aprendizagem.
4 comentários:
APOIADA!! E digo mais! Além da divisão por séries, diria que a divisão por disciplinas também favorece o fracasso escolar de tantos alunos! Uma escola pautada no conhecimento e na investigação é o que precisamos. Não adianta dizer "Na minha matéria ele vai tão bem..." Porque o conhecimento não é fragmentado... A vida não se dá por anos separados ou por disciplinas separadas! A vida é um conjunto de conhecimentos que se entrelaçam! Quem disse que a escola não pode ser assim também???
É verdade, enquanto as pessoas não entenderem que a escola deva ser para vida, dificilmente vamos sanar os problemas educacionais!
Lendo o q vc escreveu sobre progressão continuada e deixando um pouco de lado nossas condições de trabalho, como salas lotadas falta de materiais didáticos etc, fiquei pensando como é distante a relação entre professor/aluno, nós, professores, não conhecemos a verdadeira realidade de cd aluno, suas dificuldades, o que ele sabe e o que gostaria de aprender... O modelo de Educação ideal está distante, mas é essencial começarmos essa mudança agora, fazendo “trabalho de formiguinhas”.
Realmente Elaine é trabalho de formiguinha, demoramos para ver os resultados, mas eles acontecem
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