25 de set. de 2009

A Revolução dos Bichos



"Depois de conseguirem se livrar de seu algoz, o terrível Sr. Jones, os animais da Granja do Solar criaram suas próprias leis e imaginaram um mundo utópico de liberdade e plenitude. Porém uma cruel elite assumiu o controle da sociedade e os bichos se viram novamente enredados num regime totalitário, como nos velhos tempos. Esta fábula, habilmente construída por Geoge Orwell, sobre a traição a um ideal, pelos caminhos da tirania e da corrupção, é ainda tão atual e relevante quanto o foi, em 1945, data de sua primeira publicação."
Este é o texto da contra-capa do livro. O livro é excelente, a linguagem é simples, porém a mensagem é profunda. Os animais, ao se livrarem de uma situação de opressão, passam a viver bem ,mas há um traidor entre eles e este, num ato covarde, passa a liderar a granja e com muita sutileza e ameaça, faz com que seus "camaradas" se esqueçam dos antigos ideais e passem a serví-lo para o "bem de todos e da granja".
É dessa forma que o autor mostra como a elite dominante nos "inculca verdades" que aceitamos como absolutas.
Um trecho do livro que gostaria de destacar é a fala do Velho Major, o animal que alerta a situação de exploração, que diz que "na luta contra o inimigo não devemos ser como ele", essa fala se assemelha a de Paulo Freire, no seu livro Pedagogia do Oprimido, em que ele fala que o oprimido deve se livrar da situação de opressão, porém não pode querer ser tal qual seu opressor. Enfim, leiam, pois a história é realmente atual e fascinante.

Nenhum comentário: